Pular para o conteúdo principal

Legislações Condominiais

Condomínio: domínio exercido por mais de uma pessoa. 

Condômino: um dos proprietários do condomínio


Lei 4.591 de 16 de dezembro de 1964, dispõe sobre condomínio em edificações e as incorporações imobiliárias. Esta é lei maior de um condomínio, a qual estabelece normas, condutas e procedimentos para a formação e manutenção da vida condominial.

Lei 8.245 de 18 de outubro de 1991, também chamada de Lei do Inquilinato, estabeleceu diversas normas e procedimentos, as quais passaram a regular o relacionamento Condômino e Inquilino e, principalmente, as obrigações e deveres do Inquilino perante o Condomínio.



Lei 10.406 de 10 de Janeiro de 2002 , também chamada de Código Civil, modificou e acrescentou vários textos da Lei 4.591/64, entrando em vigor em 10/01/2003.



Escritura de Convenção de um Condomínio é um contrato celebrado entre os proprietários, registrado no Cartório de Registro de Imóveis pertinente, na qual são estabelecidas, além das obrigações e deveres previstos nas Leis, particularidades e decisões específicas dos Condôminos.

Normalmente, consta da Escritura de Convenção, normas, atribuições, obrigações e deveres que não tenham uma modificação constante, visto que, o ritual de registro e alteração de uma Convenção é dispendioso e depende da vontade da maioria do Condôminos.



Regimento Interno ou Regulamento Interno é um documento obrigatório do Condomínio, definido na Escritura de Convenção e aprovado pela Assembléia Geral dos Condôminos, e tem por objetivo, detalhar os direitos e deveres do moradores, ocupantes, usuários e proprietários.

Nele irão constar normas e regras não estabelecidas nas Leis e Escritura de Convenção, as quais detalham as regras de convivência em comunidade.



A ata de uma Assembléia é um documento celebrado em reunião de Condôminos e/ou Ocupantes, convocada por Edital específico, e tem como objetivo tomar decisões que não estão previstas nas Leis, Escritura de Convenção e no Regimento Interno.



As decisões do Síndico, Subsíndico ou Membros da Administração visam cumprir o estabelecido nas Leis, Escritura de Convenção, Regimento Interno ou em Atas das Assembléias. 



















Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA À IMPRENSA

A ASSOSÍNDICOS-DF, vem neste momento de tristeza quanto ao   acidente ocorrido no início da manhã de domingo (15/12), em um restaurante da Asa Norte, que toda a comunidade condominial sofreu deixando os moradores desabrigados. O Presidente da ASSOSÍNDICOS-DF, Paulo Roberto Melo está colocando à disposição da síndica do edifício Adriana Gottgtroy dos Montes Moura, todo o corpo jurídico da ASSOSÍNDICOS-DF para acionar a seguradora e buscar a reparação imediata dos danos provocados pela explosão aos condôminos do condomínio do Bloco C da SCLN 409 Norte. A ASSOSÍNDICOS-DF informa ainda que, seu corpo técnico irá fazer uma visita ao prédio para avaliar, as condições do prédio.

ASSOSÍNDICOS-DF abre inscrições de 12 cursos voltados para condomínios

No último dia 13/01 o presidente da ASSOSÍNDICOS-DF Síndico Paulo Roberto Melo lançou juntamente com os diretores de educação, qualificação e relacionamento e promoção de cursos lançou o Programa Escola de Síndicos que visa qualificar somente em 2014 mil e quinhentas pessoas em doze cursos gratuitos que serão oferecidos para os síndicos, subsíndicos, conselho fiscal, funcionários de condomínios e moradores. De acordo com o presidente da ASSOSÍNDICOS-DF, Síndico Paulo Roberto Melo, “o Programa Escola de Síndicos lançado nessa segunda-feira, já é o maior programa de educação gratuito voltado para os funcionários, gestores e moradores já oferecido em nosso país mais uma vez estamos saindo na frente e criando esses cursos gratuitos para as pessoas ligadas aos síndicos e com compromisso na gestão de condomínios” resaltou Paulo Roberto Melo. Já o Diretor de Qualificação Rômulo Rosa Araújo, falou que “os cursos da Escola de Síndicos são todos gratuitos, de qualidade em diversas cidad

Síndico Profissional no NOROESTE

Síndico é a pessoa responsável por toda a propriedade e responde civil e criminalmente em caso de incidentes  Paulo Roberto Melo é Síndico Profissional