Pular para o conteúdo principal

Gestão criativa de estacionamentos





Por Marcelo Sicoli*
Spark”, no inglês quer dizer centelha, fagulha ou desencadear, incentivar. O Sparking, um trocadilho com a palavra “Sudoeste”(bairro nobre de Brasília) e “parking”(estacionamento) traz um projeto personalizado e inovador em vários sentidos para o Condomínio do Centro Clínico Sudoeste. Atualmente, no prédio, há quase 100 empresas na área de saúde em funcionamento recebendo 4000 pessoas por dia, e altíssima taxa de ocupação.
Os imóveis (250 vagas de garagem) onde hoje a atividade é exercida desde 2003 foram da Construtora, sendo que o grau de ingerência do condomínio era baixíssimo, inclusive se transformado numa pesada(e cara) agenda judicial nos anos mais recentes. Somente após julho 2019, com a propriedade dos imóveis assegurada ao condomínio, pudemos fazer as intervenções necessárias e com o nível de qualidade que o prédio merece. Parte da receita da exploração do estacionamento será transferida mensalmente para o novo dono e destinada para execução de obras e melhorias diversas.
Neste contexto, foi criado o “Sparking Estacionamento Criativo”. A empresa propositalmente mudou o sobrenome de “Rotativo” para “Criativo”, pois em vários sentidos, este novo modelo de negócio visa quebrar o paradigma da maioria dos prédios residenciais e comerciais onde as garagens são um lugar sem vida, depósito de tranqueiras em armários e invariavelmente pintadas de amarelo, preto e branco.
As cores predominantes do Sparking são o preto e azul, tendo o cinza e branco como cores complementares. São grandes diferenciais do novo gestor do estacionamento rotativo: Projeto de arquitetura e design de interiores modernos, além de comunicação e atendimento. Por exemplo, há quadros espalhados com fotos de super carros em belos cenários, e uma TV posicionada na frente dos elevadores que exibe de forma intercalada vinhetas da logomarca, fotos inspiradoras de veículos  e rápidas tomadas áreas do prédio. Também um grande mural ilustrando a cidade de Brasília, para que os clientes mais empolgados postem nas mídias sociais.  Equipamentos da marca Linkc, empresa baseada em Campinas(SP) foram os escolhidos, e por coincidência trazem as cores preto e azul.    O acesso a garagem se tornará uma experiência única e atraente no edifício e até mesmo no Brasil. A inspiração é resultado de horas e horas de um prazeroso estudo por projetos arrojados implementados em todo Planeta Terra, em especial na França, Alemanha e Espanha.

Havia frequentes reclamações e duras críticas nas mídias sociais do preço do serviço, qualidade do atendimento,  limpeza e aparente abandono. Felizmente, aos poucos está sendo mudado este estigma com tratamento humanizado e constantes melhorias em pintura, iluminação e decoração. Também uma tarifa mais barata e possibilidade de pagamento em totens automáticos. Há depoimentos positivos espontâneos por parte dos clientes diariamente.  Apesar dos poucos meses de funcionamento, o Sparking ganhou em setembro/2019 o prêmio “Cidades e Condomínios” na categoria empreendedorismo e também o prêmio “Indicados Revista Infra 20 anos” em novembro/2019 em São Paulo. Almejamos por outros de arquitetura ou específicos do segmento. Nos surpreendeu convites de condomínios comerciais em Brasília e Goiânia para início de parceria.

Para seguir no facebook e instagram: @sparkingec.



 *Síndico do Centro Clínico Sudoeste(Brasília-DF),  premiado no Brasil e no exterior. Articulista de vários jornais e websites, consultor internacional e corretor de imóveis (CRECI-DF 20576).  Conselheiro do CRECI-DF. E-mail: sindicoccs@outlook.com whatsapp: (61)98250-8656













Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Síndico profissional no Noroeste

Síndico é a pessoa responsável por toda a propriedade e responde civil e criminalmente em caso de incidentes  Paulo Melo é Síndico Profissional

Os restos da rocha implodida vão ser aproveitados no aterro das obras na saída norte

O uso do material reduzirá o valor das reformas na Ligação Torto-Colorado e no Trevo de Triagem Norte, que beneficiarão mais de 100 mil pessoas As pedras que se formaram após as duas detonações da rocha feitas na saída norte serão usadas no aterro das obras da Ligação Torto-Colorado e no Trevo de Triagem Norte. Foto: Gabriel Jabur.